O que evitar em uma boa gestão financeira?

Você sabia que, frequentemente, as empresas cometem erros de gestão financeira que facilmente poderiam ser evitados?

Embora a gestão financeira seja essencial para o negócio, muitas vezes ela não é bem conduzida na prática. Seja por inexperiência, mal assessoramento ou erros de estratégia, o fato é que algumas falhas nesse sentido acabam fragilizando até mesmo negócios com bom potencial de crescimento.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com sete erros sobre gestão financeira que você precisa evitar na sua empresa. Continue a leitura e confira a seguir!

1 – Não ter controle sobre o fluxo de caixa

Esse é um dos erros sobre gestão financeira mais graves que você pode cometer no seu negócio.

Basicamente, o controle do fluxo de caixa envolve registrar todas as entradas e saídas (mesmo que alguns valores sejam pouco expressivos) e conferir diariamente as movimentações financeiras. Além desse controle, é importante projetar o fluxo de caixa, pois somente dessa forma você conseguirá planejar o seu negócio no médio e longo prazo. Para isso, é fundamental que conheça as estimativas de receitas e, também, o que irá gastar nos próximos meses.

2 – Não ter reservas financeiras para emergências

Quem é empreendedor sabe que, a todo momento, surgem situações nas quais é importante ter uma reserva financeira. Seja para dar cobertura a algum gasto imprevisto, ou para aproveitar alguma oportunidade de compra, quando você não tem reservas acaba sacrificando a rentabilidade do seu negócio.

Por isso, habitue-se a reservar parte do caixa para cobrir essas despesas ou oportunidades quando surgirem. Não esquecendo que esses recursos devem estar em aplicações de liquidez imediata, ou seja, de rápido acesso quando precisarem ser resgatados.

3 – Não calcular corretamente o preço de venda

Para calcular corretamente o preço de venda, você precisa saber exatamente o que gasta para produzir o seu produto ou serviço.

Não basta somente comparar o seu preço com o que está sendo praticado pela concorrência. Em vez disso, é preciso calcular quanto você gasta com matéria-prima, mão de obra, custos fixos, e assim por diante.

Com esses cálculos, você poderá, inclusive, determinar se é viável conceder algum desconto aos seus clientes sem sacrificar a sua margem. Portanto, fique atento ao controle dos seus custos.  

 4 – Não controlar os resultados da empresa

Além da evolução do seu faturamento, é preciso detalhar diversas outras variáveis. Por exemplo: quais produtos venderam mais ou menos? Houve aumento dos custos? O mês encerrou com lucro? Se sim, para onde foi esse dinheiro? Se o resultado foi prejuízo, qual o motivo? Queda de vendas, aumento de custos, ou algum outro fator?

Essas são algumas das perguntas que você deve fazer para que tenha um bom controle dos resultados da empresa. Perceba que esse item está relacionado com o anterior pois, dependendo das respostas, poderá ser preciso reavaliar os preços dos seus produtos ou serviços.

5 – Não ter um planejamento tributário

Outra realidade que o empreendedor brasileiro conhece bem é a elevada carga tributária do país. Por isso, o enquadramento tributário correto, de acordo com o porte da empresa, é fundamental para o resultado dos negócios.

6 – Não ter uma assessoria contábil especializada

Por fim (mas não menos importante), contar com o suporte de uma assessoria contábil especializada permite que você dê foco ao seu negócio. Nesse sentido, a Copiloto Contabilidade agrega tecnologia ao conhecimento, fatores fundamentais para a otimização de qualquer processo empresarial.

Com 30 anos de mercado, prestamos toda a assessoria contábil para a organização de sua empresa. E, se a sua ideia é começar a empreender, temos um setor especializado em abertura de empresas.

Clique abaixo e contate a nossa equipe para saber mais sobre nossos serviços!

Copiloto | Entre em contato com a Copilto Contabilidade (copilotocontabilidade.com.br)

ATENDIMENTO
(21) 3433 7949
WHATSAPP
(21) 97666 2098
E-MAIL
clique aqui
Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.