o que você não deve fazer no seu e-commerce.

O comércio online vem tomando espaço cada vez maior, mesmo entre consumidores que não costumavam utilizar a modalidade. Segundo dados da Future Shopper Report 2021, divulgados recentemente pela E-Commerce Brasil, mesmo com a reabertura das lojas físicas, 72% dos consumidores pretendem continuar utilizando o e-commerce por aqui. Além disso, 73% declararam que, neste ano, o comércio online será ainda mais importante do que foi no ano passado.

Diante dessa nova realidade e do potencial de crescimento do e-commerce, é muito importante estar atento para não cometer erros no atendimento ao cliente.

7 erros no e-commerce que você precisa evitar

Para ajudar você a manter o bom fluxo de seu comércio online, relacionamos a seguir alguns dos erros mais frequentes cometidos por quem tem um e-commerce. Continue a leitura para saber como evitá-los!

1 – Não ter uma identidade visual

Em tempos de comércio exclusivamente presencial, já era fundamental trabalhar bem a identidade visual. Hoje, que o cliente não está no seu estabelecimento com a mesma frequência, essa necessidade é ainda mais forte. Afinal, de que outra forma você será lembrado pelos consumidores, não é mesmo?

Por isso, investir em uma identidade visual é, antes de um gasto, algo fundamental para o seu e-commerce. Uma marca forte cria uma sensação de reconhecimento por parte dos clientes, e ajuda a consolidar a sua posição nesse mercado tão competitivo.

2 – Não ter um domínio próprio

Assim como a identidade visual, ter um domínio próprio dá mais credibilidade ao seu negócio.

Normalmente, quando o e-commerce utiliza um subdomínio, a sensação do consumidor é de que o negócio não possui a devida seriedade. Isso gera desconfianças, o que acaba inviabilizando as vendas.

3 – Falhas no cadastramento

Imagine um cliente que já gastou um bom tempo no seu site escolhendo as mercadorias e, quando vai concluir a compra, o sistema acusa falhas no cadastramento dos seus dados? Essa é uma das experiências mais frustrantes no comércio online e, provavelmente, responsável pela perda de clientes de muitos estabelecimentos.

Portanto, fique sempre atento ao perfeito funcionamento do seu sistema de cadastramento.

4 – Falhas na classificação dos produtos

Também chamada de taxonomia, a classificação dos produtos é fundamental para que o cliente encontre tudo o que precisa no seu site.

Algumas vezes, há itens que não estão classificados corretamente nos devidos grupos e subgrupos; outras, a falta de padronização dos títulos é o que dificulta o entendimento do cliente. Por isso, para que o seu e-commerce seja eficiente, defina um padrão de classificação para os seus produtos.

5 – Não ter um sistema de busca eficiente

O ambiente do e-commerce precisa mostrar todas as informações importantes para o cliente e, ao mesmo tempo, ser limpo, direto e fácil de navegar. Isso inclui a facilidade de busca dos produtos pois, quando é eficaz, a necessidade de que outros filtros sejam utilizados se torna menor.

6 – Oferecer poucas opções de pagamento

Hoje em dia, tão importante quanto a diversidade de portfólio de um e-commerce, são as opções de pagamento que ele pode oferecer. Isso porque quem procura esse meio de compra deseja praticidade. Além disso, o comércio online é cada vez mais utilizado por clientes de diversos perfis, que, naturalmente, utilizam várias formas de pagamento.

Logo, é importante disponibilizar diferentes opções, como cartão de débito, crédito, Pix, WhatsApp Pay, e assim por diante.

7 – Não ter uma contabilidade especializada em e-commerce

Por fim (mas não menos importante), não ter uma contabilidade especializada em e-commerce pode causar sérios prejuízos ao seu negócio virtual.

Diferentemente do que muitos pensam, para ter sucesso no comércio online não basta apenas estruturar um bom site, montar um estoque e começar a vender sem qualquer tipo de planejamento administrativo, financeiro ou fiscal. É nesse momento que uma assessoria contábil especializada em e-commerce pode fazer toda a diferença no seu negócio.

Se você está pensando em montar um e-commerce, ou se já tem um e necessita de assessoria para melhorar a sua estrutura ou funcionamento, a Copiloto Contabilidade pode ajudá-lo nesse sentido. Sabemos que as demandas de um negócio digital são bem específicas e diferentes de empresas tradicionais.

Para saber mais a respeito de nosso trabalho, contate a nossa equipe pelo link abaixo!

Copiloto | Entre em contato com a Copilto Contabilidade (copilotocontabilidade.com.br)

ATENDIMENTO
(21) 3433 7949
WHATSAPP
(21) 97666 2098
E-MAIL
clique aqui
Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.