a href=httpwww.freepik.comDesigned by Makyzz Freepika

Todas as empresas, independente do seu ramo de atuação, devem prestar contas ao fisco e estar sempre atentas às legislações. Para isso, a área fiscal é extremamente importante para evitar complicações com a justiça. Leia e entenda como a área fiscal é importante para a proteção de seu negócio.

Nenhuma empresa quer ter problemas judiciais, para isso é extremamente importante ter uma boa equipe na área fiscal. Saber como a área fiscal é importante para a proteção de seu negócio, é muito importante, porque esta equipe irá proteger a empresa para que não tenha nenhum problema. Mas afinal, o que é área fiscal?

O que é área fiscal?

Área fiscal, será a equipe que tomará conta de todos os procedimentos legais da empresa perante suas obrigações com a justiça (na verdade seria: tomar conta de todos os procedimentos relacionados aos impostos da empresa). Assim, a equipe deve manter atenção em todas as possíveis mudanças da legislação.

A principal área de atuação da área fiscal é garantir que a empresa esteja com todos os impostos em dia. Assim, irá evitar que a empresa perca dinheiro por conta de algum problema judicial que possa a ter.

Alguns benefícios da contratação de um bom serviço de contabilidade para atuar na sua área fiscal, são:

  • Redução de exposição ao fisco, relativo à multas e fiscalizações;
  • Agilidade nos processos e nas barreiras fiscais;
  • Pleito de benefícios fiscais para redução de custos;
  • Redução da burocracia;
  • Melhora no fluxo de caixa com pagamento de impostos e taxas.

A área fiscal vai atuar principalmente na apuração de impostos, aliás, você sabe o que é apuração de impostos?

Um presente para você

e-book Empresário de Primeira Viagem
e-Book Empresário de Primeira Viagem

No nosso dia a dia, convivemos com diversos empresários. Por isso, acabamos notando que as dúvidas dos empresários de primeira viagem costumam ser semelhantes. Pensando nisso, desenvolvemos o e-book Empresário de Primeira Viagem para te ajudar a evitar erros e assim economizar tempo e dinheiro buscando soluções para eles. Baixe gratuitamente o e-book clicando aqui.

Apuração de impostos

No Brasil existem diversos impostos obrigatórios, e a área fiscal fica por conta de mantê-los todos pagos corretamente. Isso se chama apuração de impostos, e é onde a área fiscal irá atuar em sua maior parte.

Existem quatro formas de tributação: o lucro real, lucro presumido, simples nacional e lucro arbitrado. Cada um com sua característica específicas e suas peculiaridades.

No lucro real, o imposto de renda e a contribuição social são apurados a partir do lucro, sendo plausível de ajustes, sendo eles positivos ou negativos. Isso, conforme requerido na legislação fiscal.

No Lucro Presumido, a tributação desses impostos é mais simples, aplicando percentuais fixos sobre determinadas receitas. Porém, no Lucro Presumido, há um limite para poder optar por este regime, que é a receita bruta do ano anterior. 

Já o Simples Nacional é uma forma simplificada de cálculo e recolhimento dos tributos, aplicável às microempresas e empresas de pequeno porte. Porém, nem todas as empresas são passíveis de utilizar esta forma de tributação.

A área fiscal é realmente importante para as empresas?

Sim! Uma boa equipe atuando diretamente na área fiscal pode evitar que você perca muito dinheiro. Além de facilitar a vidas dos gestores da empresa que não precisarão se preocupar com uma gama de burocracias.

Sejam elas com emissão de notas fiscais ou pagamentos de impostos corretamente, existem diversos benefícios em se ter uma equipe especializada cuidando da área fiscal de sua empresa. Assim, como:

  • Benefícios fiscais que reduzem custos;
  • Melhora no fluxo de caixa, realizando pagamentos dos impostos e taxas;
  • Redução de exposição ao fisco, com multas e fiscalizações; 
  • Agilidade nos processos e nas barreiras fiscais;
  • Melhoria de todo o processo financeiro da empresa.

Com isso, pode se dizer que não só é importante, como é essencial que as empresas tenham este serviço. Para você entender melhor, separamos alguns dos possíveis problemas que sua empresa possa vir a ter se não tiver uma boa equipe atuando na área fiscal.

Possíveis problemas de não se ter uma boa equipe de área fiscal

Existem diversos problemas que podem ser ocasionados por alguma não conformidade nos comprimentos das obrigações fiscais da empresa. Confira abaixo alguns destes problemas que você pode evitar contratando uma boa equipe atuando na sua área fiscal.

  • confusão na interpretação e descumprimento das leis, regras e normativas sobre os procedimentos contábeis;
  • falta de controle ou organização no arquivamento físico ou digital de notas fiscais;
  • falta de um sistema eficiente de gestão tributária;
  • despreparo para o recebimento das auditorias do Fisco;
  • ausência do recolhimento de tributos;
  • problemas na codificação das mercadorias e consequente pagamento de tributos.

Alguns destes problemas podem ocasionar em sérios danos à empresa, podendo ocasionar em grandes multas e atraso no processo de crescimento. Muitas empresas são fechadas por consequência de grandes problemas fiscais.

Por isso, a contratação de um bom serviço de contabilidade para atuar na sua área fiscal é o melhor investimento de proteção para a sua empresa. Assim, os gestores ficarão livres para desenvolver a empresa livremente.

Caso você já tenha sido autuado, separamos algumas dicas para você conseguir se livrar deste problema.

Como proceder com a atuação?

O principal ato a ser feito é entrar em contato com o seu contador. Caso não tenha um, é extremamente importante você buscar a ajuda de um contador.

Assim, você evitará que uma simples autuação se transforme em um enorme problema para a sua empresa. Com isso, existem algumas coisas que devem ser observadas em sua autuação.

  • entenda o motivo da investigação;
  • colabore com a investigação;
  • não omita nenhum tipo de informação;
  • acompanhe de perto junto com seu contador.

Estas são dicas simples que podem salvar a sua empresa, caso a atuação ocorra de forma errônea, não se preocupe. Contrate uma boa equipe de contabilidade atuando na área fiscal e veja como a área fiscal é importante para a proteção de seu negócio.

Muitas atuações são feitas por simplesmente algum erro nessa gestão fiscal, para isso, você deve sempre manter essa área com profissionais competentes.

Contrate já e proteja a sua empresa!

Com tudo isso que lhe foi exposto aqui, com provavelmente você já entendeu como a área fiscal é importante para a proteção de seu negócio. Seja qual for o tamanho da empresa, todas devem se preocupar com as obrigações fiscais.

É extremamente importante que você fique em dia com todas as obrigações fiscais exigidas pela legislação brasileira. Como a vida de uma empresa já não é nada fácil, conte com a melhor Copiloto Contabilidade para te ajudar.

ATENDIMENTO
(21) 3433 7949
WHATSAPP
(21) 97666 2098
E-MAIL
clique aqui
Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.