Passo a passo para incluir os produtos do seu e-commerce no catálogo do Facebook

Os últimos anos foram fundamentais para os e-commerces e vendas digitais. Dessa forma, esse modelo de negócios se mostrou uma maneira eficiente e lucrativa de movimentar as vendas de uma loja. Entretanto, você sabia que ao incluir os produtos do seu e-commerce no catálogo do Facebook, é possível potencializar esses resultados?

Em épocas em que o e-commerce ganha cada vez mais relevância a cada dia que passa, por facilitar aos consumidores novos comportamentos de consumo, aplicar essas estratégias em suas vendas pode ser extremamente vantajoso para a sua loja online.

Além da opção de conectar o seu catálogo a diferentes anúncios com o Facebook Ads, você também pode atribuir permissões para que outras empresas parceiras ou pessoas possam movimentar o seu catálogo.

Continue lendo este artigo para aprender como incluir os produtos do seu e-commerce no catálogo do Facebook.

O que é o catálogo de produtos do Facebook?

Como você deve imaginar, o catálogo de produtos do Facebook é uma área onde é possível guardar todas as informações sobre os produtos que você deseja vender na própria rede social ou no Instagram e até mesmo para anunciar. 

Assim, é uma alternativa para aumentar os lucros do seu e-commerce, seja para quem abriu um e-commerce agora ou para quem já atua há algum tempo no mercado.

Sabe quando você adiciona um produto no seu carrinho de compra, mas acaba por não comprá-lo naquela hora? E milagrosamente, tempos depois, enquanto você desliza o seu feed do Instagram ou do Facebook você começa a notar a propaganda daquele mesmo produto várias vezes.

Possivelmente, aquele anúncio esteja vinculado ao catálogo de produtos do Facebook e ao e-commerce daquela marca.

Resumidamente, o catálogo agrupa todos os itens que você deseja anunciar com as informações necessárias para o conhecimento dos compradores, como:

  • fotos;
  • descrições;
  • valores;
  • endereço do seu site;
  • estado do produto – novo ou usado;
  • disponibilidade de estoque;
  • nome da marca;
  • entre outros.

Ao incluir os produtos do seu e-commerce no catálogo do Facebook, você tem a chance de encontrar um público que está presente nessas redes sociais, aumentando as suas oportunidades de vendas.

Além do mais, com o catálogo do Facebook é possível integrar os itens à venda na loja virtual do Facebook e no Instagram Shopping.

Como criar um catálogo de produtos no Facebook

O gerenciador de comércio é a principal ferramenta para criar e gerenciar um catálogo. Por meio dele você pode criar rapidamente um catálogo e ainda dar o acesso para que outras pessoas possam também gerenciá-lo.

Confira abaixo como criar um catálogo no gerenciador de negócios:

  1. Acesse as configurações do negócios;
  2. Escolha as fontes de dados;
  3. Selecione a opção Catálogos;
  4. Selecione Adicionar e Criar um catálogo;
  5. Dê um nome ao catálogo e selecione o tipo de fonte de dados dos produtos que você deseja vender;
  6. Selecione o Criar catálogo;
  7. À esquerda, escolha as pessoas no gerenciador de negócios as quais você deseja dar acesso ao catálogo. À direita, escolha criar anúncios ou permissões para Gerenciar catálogo e escolher atribuir. Caso você não queira conceder o acesso a mais ninguém, escolha a opção Cancelar para pular essa etapa;
  8. Por fim, selecione os pixels ou SDKs do aplicativo que deseja conectar ao catálogo e escolha Salvar; 
  9. Caso você não tenha um pixel ou SDK de aplicativo, ou queira configurá-lo mais tarde, escolha Cancelar para pular essa etapa.

Após seguir essas etapas você terá criado um catálogo no Gerenciador de Negócios do Facebook. Confira abaixo como adicionar e gerenciar itens ao seu catálogo!

Como incluir produtos do seu e-commerce no seu catálogo do Facebook

Passo a passo simples e prático para incluir os produtos do seu e-commerce no catálogo do Facebook. Confira:

  1. Acesse o gerenciador de negócios da sua loja e selecione o catálogo que você criou;
  2. Escolha a aba Catálogo e clique em “fonte de dados”;
  3. Selecione “adicionar itens”. No menu, escolha “múltiplos itens”;
  4. Escolha o “feed de dados” e, após isso, “avançar”;
  5. Certifique-se de que todos os dados estão corretos e confirme a sua planilha, selecionando “sim” e, em seguida, “avançar”;
  6. Selecione o arquivo que deseja carregar, escolha entre as opções “carregando do computador”, “usando uma URL” ou “usando uma planilha do Google”.

Um ponto importante dessa inclusão é que a maioria das plataformas de e-commerces já oferecem essa planilha, então, basta verificar com a sua plataforma para realizar o download deste arquivo.

 

Principais formas de carregamento de arquivos

Agora que você já aprendeu como incluir os produtos do seu e-commerce no catálogo do Facebook, entenda como funcionam os principais meios de carregamento de um arquivo. Acompanhe!

Carregamento do computador

Com o carregamento do computador você realiza o upload do seu arquivo diretamente do seu computador. Essa é uma ótima opção para quem não altera com frequência esses itens.

URL

Nessa opção você fornece o link para o arquivo salvo em um site de hospedagem ou servidor como o Magento ou o BigCommerce. Essa opção é ideal se os dados do seu site mudam com frequência, e com ela você pode agendar atualizações automatizadas.

Planilha do Google

Forneça um link para o arquivo como uma planilha do Google. A opção é mais adequada também se os seus itens mudarem constantemente.

Como vimos neste artigo, em poucos passos é possível incluir os produtos do seu e-commerce no catálogo do Facebook e aproveitar mais esse canal de vendas para aumentar os lucros do seu e-commerce.

Está em busca de uma contabilidade especializada para ajudar você a solucionar problemas financeiros e tributários do seu e-commerce? Entre em contato com nossa equipe e saiba mais!

E-MAIL
clique aqui

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.