Afinal, a contabilidade para youtubers e digital influencers é importante?

Você sabia que ser um digital influencer não se resume a criar conteúdo para o YouTube e ter os vídeos monetizados conforme os acessos? Por isso, a contabilidade para youtubers é algo fundamental para a organização dos ganhos de Adsense do YouTube.

Neste artigo, saberemos um pouco mais sobre por que o Youtuber precisa de uma contabilidade, e de que forma isso funciona. Continue a leitura e confira a seguir!

Contabilidade para youtubers: por que isso é necessário?

Assim como ocorre em outras atividades, o trabalho do youtuber também está sujeito a normas contábeis e fiscais. Afinal, todos os profissionais têm o dever de contribuir para o funcionamento da máquina pública, e isso inclui pagar impostos para que serviços públicos possam ser oferecidos à sociedade.

Esse é um dos motivos pelos quais a contabilidade para o digital influencer é necessária. Além de garantir a regularidade da atividade, manter uma contabilidade em dia favorece a administração das finanças. Isso é muito importante, ainda mais quando o canal começa a crescer e a monetização se torna mais frequente.

E como é que o youtuber monetiza os seus vídeos?

A forma mais conhecida dos youtubers de remuneração é o Adsense. Essa é uma ferramenta desenvolvida pelo Google que permite ao digital influencer lucrar com anúncios de outras empresas em seu canal de comunicação.

No entanto, o Adsense não é a única forma de ganhar com o trabalho de digital influencer. Inclusive, é perigoso depender somente disso, pois, a qualquer momento, o YouTube pode modificar as regras da ferramenta. Por isso, é aconselhável que o youtuber tenha também um site ou uma área de vídeos pagos, para que não dependa só do Adsense.

Outra forma de monetizar o trabalho do youtuber é trabalhando com links de afiliados e com anúncios e/ou parcerias diretas com marcas.

Afinal, o youtuber precisa ter um CNPJ?

Não necessariamente. O digital influencer pode perfeitamente trabalhar como autônomo ou freelancer, pois não há nenhum vínculo empregatício entre ele e o YouTube.

No entanto, é importante saber que, se a escolha for receber os rendimentos como pessoa física, a tributação será maior do que no caso de uma empresa. Por isso, mesmo não sendo obrigatório, muitos youtubers optam por ter um CNPJ.

E que tipo de empresa o youtuber deve abrir?

Se você decidir abrir uma empresa para receber os rendimentos como pessoa jurídica, a primeira coisa que deve fazer é definir o CNAE (Classificação Nacional de Atividade Econômica).

Para cada setor de atividade, existem CNAEs específicos. Porém, um muito utilizado pelos digital influencers é o 5912-0/99 que é o de editor de vídeo independente. Inclusive, esse é um dos CNAEs que pode ser enquadrado no tipo jurídico MEI (Microempreendedor Individual), cujas vantagens veremos a seguir.

Vantagens de ser um MEI

Além da tributação simplificada, quando opta por ser um MEI, o digital influencer tem direito a diversos outros benefícios. A seguir, confira quais são eles:

–  inscrição gratuita do CNPJ;

–  possibilidade de emitir nota fiscal;

– benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade ou por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte para os dependentes;

– acesso a crédito bancário com condições especiais para microempreendedores individuais;

– possibilidade de prestar serviços para o governo;

– acesso ao apoio técnico do SEBRAE.

Mas atenção! Existem algumas limitações que o youtuber precisa observar para não descaracterizar o tipo jurídico do MEI. São elas:

– o faturamento anual não pode ser superior a R$ 81 mil. Se isso acontecer, será preciso migrar para outro formato jurídico, como microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP);

– o MEI só pode contratar um funcionário. Portanto, se o digital influencer pensar em expandir a equipe, precisará necessariamente mudar o tipo jurídico;

– para o MEI, não é permitido ser sócio de outra empresa. Logo, se você já tiver outro negócio (ou se tem planos de ter), não poderá ser um MEI.

Considerações finais

Existem bem mais coisas a se saber sobre a contabilidade para youtubers. Nossa ideia foi dar um panorama geral sobre a importância do assunto para quem pensa em investir nessa atividade.

Para saber mais a respeito, acompanhe o nosso blog, ou procure a assessoria da equipe da Copiloto Contabilidade. Nossa empresa é especializada em empresas digitais, clique no link abaixo e fale com um de nossos especialistas!

Copiloto | Entre em contato com a Copilto Contabilidade (copilotocontabilidade.com.br)

E-MAIL
clique aqui

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.