Afinal, a contabilidade para youtubers e digital influencers é importante?

Você sabia que ser um digital influencer não se resume a criar conteúdo para o YouTube e ter os vídeos monetizados conforme os acessos? Por isso, a contabilidade para youtubers é algo fundamental para a organização dos ganhos de Adsense do YouTube.

Neste artigo, saberemos um pouco mais sobre por que o Youtuber precisa de uma contabilidade, e de que forma isso funciona. Continue a leitura e confira a seguir!

Contabilidade para youtubers: por que isso é necessário?

Assim como ocorre em outras atividades, o trabalho do youtuber também está sujeito a normas contábeis e fiscais. Afinal, todos os profissionais têm o dever de contribuir para o funcionamento da máquina pública, e isso inclui pagar impostos para que serviços públicos possam ser oferecidos à sociedade.

Esse é um dos motivos pelos quais a contabilidade para o digital influencer é necessária. Além de garantir a regularidade da atividade, manter uma contabilidade em dia favorece a administração das finanças. Isso é muito importante, ainda mais quando o canal começa a crescer e a monetização se torna mais frequente.

E como é que o youtuber monetiza os seus vídeos?

A forma mais conhecida dos youtubers de remuneração é o Adsense. Essa é uma ferramenta desenvolvida pelo Google que permite ao digital influencer lucrar com anúncios de outras empresas em seu canal de comunicação.

No entanto, o Adsense não é a única forma de ganhar com o trabalho de digital influencer. Inclusive, é perigoso depender somente disso, pois, a qualquer momento, o YouTube pode modificar as regras da ferramenta. Por isso, é aconselhável que o youtuber tenha também um site ou uma área de vídeos pagos, para que não dependa só do Adsense.

Outra forma de monetizar o trabalho do youtuber é trabalhando com links de afiliados e com anúncios e/ou parcerias diretas com marcas.

Afinal, o youtuber precisa ter um CNPJ?

Não necessariamente. O digital influencer pode perfeitamente trabalhar como autônomo ou freelancer, pois não há nenhum vínculo empregatício entre ele e o YouTube.

No entanto, é importante saber que, se a escolha for receber os rendimentos como pessoa física, a tributação será maior do que no caso de uma empresa. Por isso, mesmo não sendo obrigatório, muitos youtubers optam por ter um CNPJ.

E que tipo de empresa o youtuber deve abrir?

Se você decidir abrir uma empresa para receber os rendimentos como pessoa jurídica, a primeira coisa que deve fazer é definir o CNAE (Classificação Nacional de Atividade Econômica).

Para cada setor de atividade, existem CNAEs específicos. Porém, um muito utilizado pelos digital influencers é o 5912-0/99 que é o de editor de vídeo independente. Inclusive, esse é um dos CNAEs que pode ser enquadrado no tipo jurídico MEI (Microempreendedor Individual), cujas vantagens veremos a seguir.

Vantagens de ser um MEI

Além da tributação simplificada, quando opta por ser um MEI, o digital influencer tem direito a diversos outros benefícios. A seguir, confira quais são eles:

–  inscrição gratuita do CNPJ;

–  possibilidade de emitir nota fiscal;

– benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade ou por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte para os dependentes;

– acesso a crédito bancário com condições especiais para microempreendedores individuais;

– possibilidade de prestar serviços para o governo;

– acesso ao apoio técnico do SEBRAE.

Mas atenção! Existem algumas limitações que o youtuber precisa observar para não descaracterizar o tipo jurídico do MEI. São elas:

– o faturamento anual não pode ser superior a R$ 81 mil. Se isso acontecer, será preciso migrar para outro formato jurídico, como microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP);

– o MEI só pode contratar um funcionário. Portanto, se o digital influencer pensar em expandir a equipe, precisará necessariamente mudar o tipo jurídico;

– para o MEI, não é permitido ser sócio de outra empresa. Logo, se você já tiver outro negócio (ou se tem planos de ter), não poderá ser um MEI.

Considerações finais

Existem bem mais coisas a se saber sobre a contabilidade para youtubers. Nossa ideia foi dar um panorama geral sobre a importância do assunto para quem pensa em investir nessa atividade.

Para saber mais a respeito, acompanhe o nosso blog, ou procure a assessoria da equipe da Copiloto Contabilidade. Nossa empresa é especializada em empresas digitais, clique no link abaixo e fale com um de nossos especialistas!

Copiloto | Entre em contato com a Copilto Contabilidade (copilotocontabilidade.com.br)

ATENDIMENTO
(21) 3433 7949
WHATSAPP
(21) 97666 2098
E-MAIL
clique aqui
Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.