Copy entenda o que e como pode te ajudar (Simplificado)

Copy: entenda o que é, e como pode te ajudar. Quando se fala em copy, se diz respeito à técnica de escrita persuasiva, o copywriting. É uma técnica extremamente eficiente para multiplicar os ganhos do seu negócio digital.

Com a concorrência existente hoje, a copy se tornou uma ferramenta essencial para conseguir ganhar dinheiro online. Aplicando essa técnica você é capaz de convencer o seu potencial cliente a de fato comprar o seu produto ou serviço.

Entenda o que é copy?

Como mencionado acima, copy é um texto persuasivo, o copywriter irá escrever o texto focando em fazer os seus leitores a realizar alguma ação. E isso é feito por meios de gatilhos mentais, quebra de objeções, dentre outras técnicas.

Quanto melhor for a sua copy, melhor serão os resultados de seu negócio digital! Isso se deve porque quanto melhor for a copy, melhor vai ser o potencial de convencimento, influenciando o leitor a de fato comprar o produto ou contratar o serviço.

Para você conseguir ter uma boa copy, a primeira tarefa a ser feita é o estudo do seu persona. Afinal, o que é persona?

O que é persona?

O que é Persona?
O que é Persona?

Persona, é um personagem semi-fictício. Baseado em dados reais obtidos por meio de pesquisa. Persona também pode ser chamado de buyer ou avatar, todos idealizando como seria o seu comprador real.

Quando você realiza uma pesquisa de persona, você vai em busca das características mais comuns dos compradores do seu nicho de atuação. Assim, você irá traçar o perfil comportamental dos seus clientes.

Realizar a pesquisa do persona é essencial para você criar a copy, porque tendo sua persona bem definida, você irá saber qual a sua idade, gênero, classe social, medos, objeções, objetivos, etc, e assim ser mais assertivo na comunicação.

Saber estes elementos é essencial para realizar uma boa copy, permitindo que você aplique as técnicas que você verá a seguir com precisão.

DICA IMPORTANTE: Caso você esteja começando seu negócio e ainda não tenha um histórico de clientes para traçar sua persona, uma boa alternativa é consultar redes sociais de concorrentes que já estão atuando no seu nicho de mercado. Observe quais são as características comuns das pessoas que o seguem, veja quem e o quê comentam nas suas postagens e vídeos do YouTube. Dessa forma, você consegue ter uma noção de como é seu avatar e quais são suas dores.

Técnicas de copy

Para escrever um bom texto persuasivo, você deve aplicar algumas técnicas fundamentais. Estas técnicas irão complementar toda a sua escrita que irá fazer com que você alcance o seu objetivo final, a venda.

Pensando nisso, separamos algumas técnicas sensacionais de copy para você melhorar o seu potencial de escrita.

Fale a língua do seu persona

Uma forma de criar uma ligação com o seu cliente, é falar da mesma maneira que ele, assim irá criar um rapport imediato. Falando da mesma maneira que o seu cliente, ele sentirá identificação, gerando mais confiança. Mas tal comunicação tem que parecer natural.

Imaginemos que o seu produto é voltado para skatistas, não faz sentido você falar como um advogado, aplicando o português rudimentar. Isso fará que o seu cliente te ache chato e pare de ler a sua copy, para isso não acontecer, fale a língua do seu persona

Quebre objeções

Todos nós quando nos deparamos com algum produto ou oportunidade, são criadas instantaneamente objeções em nossas mentes. Assim, se você quebrar tais objeções antes mesmo do seu cliente expressar elas, ele sentirá mais confiança.

Imagine que você se depare com um produto de emagrecimento e logo já pensa “ah, mas eu já tentei várias dietas e nunca consegui”. E logo após você ter este pensamento o autor do texto conta a sua história de vida e fala que já tentou várias dietas que não davam resultados, até chegar nessa fórmula atual.

É claro que este é um exemplo básico, mas isso geraria uma maior confiabilidade no produto e aumentaria as chances de você comprar.

A busca de objeções dos seus potenciais clientes, do seu público alvo, é muito importante justamente por isso. Quando você já sabe as objeções comuns, torna-se possível quebrá-las antes mesmo que seu possível cliente venha a pensar nelas. E essas objeções e dúvidas são possíveis de serem encontradas nos comentários de seus clientes ou até em comentários de postagens de concorrentes. O importante é descobrir qual seria a objeção do seu possível cliente.

Gatilhos mentais

Gatilhos mentais são técnicas de copy que irão gerar alguma ação do seu cliente em potencial, agindo no inconsciente. Ou seja, você irá atingir o seu persona de forma sutil sem sequer que ele saiba que está sendo influenciado.

Existem alguns gatilhos mentais, sendo eles:

  • Escassez
  • Urgência
  • Autoridade
  • Reciprocidade
  • Prova Social
  • Medo
  • Antecipação
  • Novidade
  • Relação Dor x Prazer

Aplicando tais gatilhos, sua copy irá ter um poder de persuasão muito maior. Garantindo que você obtenha muito mais vendas por ter potencializado o interesse do cliente.

Chamada para ação

“Acesso o link”, “Baixe o e-book”, “Se inscreva agora”.

As chamadas para ação, são frases fortes que instigam o seu cliente a realizar alguma ação, seja ela clicar em algum botão de compra, baixar um e-book ou continuar lendo.

Essa técnica utilizada acima também é conhecida como CTA – call to action. E é basicamente você convidar o seu cliente a fazer alguma ação com firmeza. Assim, instigando seu leitor a realizar aquela ação.

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