programa de afiliados

Com a internet, diversas novas oportunidades de trabalho por conta própria foram surgindo ao longo dos anos. Uma das mais populares é o programa de afiliados, que exige investimento relativamente baixo e pode proporcionar bons ganhos.

Se você é um profissional autônomo ou freelancer, ou está à procura de alguma atividade para complementar a sua renda, continue a leitura e entenda como funciona esse programa!

O que é o programa de afiliados?

Basicamente, um programa de afiliados reúne duas pontas do processo de venda de um produto ou serviço: o produtor e o vendedor, também chamado de afiliado.

O objetivo desse sistema é justamente conectar pessoas com interesses comuns para que todas possam trabalhar pelo mesmo propósito. E isso é feito no ambiente da web, seja em um site, blog ou rede social, por exemplo.

Nesse programa, o produtor é quem cria o produto ou serviço que será comercializado nos canais digitais, como o infoprodutor. Já o afiliado tem o papel comercial da relação, pois é ele o responsável pela divulgação e venda, mediante o recebimento de uma comissão.

Para o produtor, essa parceria é interessante no sentido de que, quanto mais canais de vendas ele tiver para os seus produtos, mais chance terá de vendê-los a públicos diferentes. Além disso, muitos produtores não são conhecidos, ou não têm recursos suficientes para patrocinarem sozinhos as vendas.

Por sua vez, como vimos, o afiliado se beneficia do sistema ao ser comissionado pelas vendas. Ou seja, nesse modelo de negócio, existe espaço tanto para quem cria quanto para quem promove – uma autêntica relação de “ganha-ganha”.

Os programas de afiliados são rentáveis?

Um programa de afiliados por si só não dá nenhuma garantia de retorno financeiro fácil. Como em qualquer outro segmento, é necessário um bom planejamento para que se possa ganhar dinheiro com esse sistema.

Nesse sentido, há dois pontos que influenciam muito no sucesso do programa: o nicho de atuação e o tráfego gerado para o site ou redes sociais. O nicho escolhido deve ter bom potencial de rentabilidade. Normalmente, os segmentos mais rentáveis também são os que possuem mais concorrência. Isso é bom para o afiliado, pois gera uma remuneração maior.

No entanto, pouco adiantará escolher um bom nicho de atuação se isso não for acompanhado de uma estratégia de marketing robusta. Isso envolve um bom plano de marketing para divulgação do site e/ou das redes sociais.

Quanto à geração de tráfego, aconselha-se que sejam utilizadas as ferramentas de SEO, pois isso auxilia as buscas orgânicas no Google, que é considerado o tráfego de melhor conversão para os programas de afiliados.

E como escolher um produto ou serviço para se afiliar?

Existem dezenas de milhares de produtos e serviços que oferecem a possibilidade de você divulgá-los como afiliado. O ideal é que você procure trabalhar com algo no qual acredita e conhece relativamente bem.

Além disso, é importante saber se o produtor é sério e qualificado, e se é capaz de dar um bom suporte para a rede de afiliados. Outro ponto a definir é de que forma será feita a estratégia de divulgação do produto. Isso deve ser bem pensado para que, efetivamente, funcione quando você fizer a comunicação aos consumidores. É importante lembrar que, mesmo que você não seja o produtor, a sua credibilidade também estará em jogo, pois você será a interface entre o produto e os clientes.

Algumas plataformas para afiliados

Existem inúmeras plataformas que comercializam produtos digitais de milhares de infoprodutores. Algumas das mais conhecidas são as seguintes:

Hotmart

Possivelmente, a Hotmart seja a plataforma mais conhecida no Brasil. Há mais de dez anos no mercado, ela já tem mais de 100 mil produtos cadastrados e conta com cerca de 1,3 milhão de usuários. Isso lhe dá a maior fatia do mercado de afiliados no país.

Eduzz

A Eduzz é uma plataforma de fácil operação, que possui diferenciais como bom suporte de atendimento, taxas e condições acessíveis e recebimento rápido. Os infoprodutos dessa plataforma são ebooks, softwares e diversos outros itens digitais.

Monetizze

A Monetizze é uma plataforma relativamente nova (está no mercado desde 2015), mas já vem ganhando espaço no mercado de afiliados. Para a otimização das vendas, o seu sistema permite integração com plataformas como WordPress, MailChimp, Leadlovers, entre outras.

Existem muitas outras plataformas de afiliados interessantes que vale a pena você conhecer, assim como há muito mais a explorar sobre esse mercado cheio de oportunidades. Quer saber mais a respeito? Contate a Copiloto Contabilidade e descubra como utilizar essa e outras tecnologias a favor do seu negócio!

ATENDIMENTO
(21) 3433 7949
WHATSAPP
(21) 97666 2098
E-MAIL
clique aqui
Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.