Existem diferentes tipos de influenciadores digitais, e um deles pode ser o ideal para o seu negócio.

A cada ano, o marketing digital no Brasil vem crescendo e ganhando consistência no mercado. É o que aponta a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, que reuniu dados da Rock Content, Mundo do Marketing, Resultados Digitais e Vendas B2B. De acordo com o estudo, 94% das empresas brasileiras escolhem o marketing digital como estratégia de crescimento.

Dentro desse universo, existem diferentes tipos de influenciadores digitais, que podem ser identificados de acordo com o conteúdo que desenvolvem. Para que a estratégia de marketing da empresa funcione, é importante que ela esteja alinhada aos diferentes perfis de influencers, os quais veremos a seguir.

Influenciadores digitais: quais são os principais tipos?

Antes de mais nada, cabe uma breve definição do que é um influenciador digital.

Basicamente, os influenciadores digitais são pessoas que produzem conteúdo em diferentes canais (vídeos, blogs, redes sociais, e assim por diante) e possuem um número considerável de seguidores. Para que alcancem o público desejado, utilizam uma linguagem bem específica, voltada a diferentes segmentos.

Já foram realizadas diversas pesquisas para classificar os tipos de influenciadores do marketing digital no Brasil. A seguir, veremos uma segmentação baseada no tamanho da audiência, capacidade de engajamento e relevância. Acompanhe!

1 – Celebridade

Talvez um dos tipos de digital influencer mais conhecido, as celebridades possuem um altíssimo alcance e engajamento da audiência.

As celebridades tanto podem ser artistas ou personalidades que ganharam fama por sua carreira quanto aquelas surgidas por determinadas circunstâncias, como participantes de reality shows, por exemplo. No entanto, a sua relevância (conhecimento específico de algum tema) costuma ser baixa.

2 – Autoridade

Já a autoridade é o influenciador que domina determinado assunto e, por isso, suas opiniões são respeitadas em um nicho específico.

Diferentemente da celebridade, ele não costuma ter um alcance tão grande, mas, devido à sua credibilidade, o engajamento é alto. Por isso, esse é o tipo ideal de influenciador para quem pensa mais na qualificação dos leads do que na abrangência do produto.

3 – Ecossistema

Um ecossistema é uma reunião de influenciadores que atuam em determinado nicho, por dominarem bem o assunto. Normalmente, essas pessoas não são conhecidas, porém o formato de trabalho agregado atinge um bom resultado. Possivelmente, esse tipo de influenciador não trará uma grande audiência, mas o engajamento e a relevância do conteúdo serão altos.

4 – Trendsetter

Sabe aquelas pessoas conhecidas por defenderem causas ou liderarem com discussões? Pois bem, esses são os trendsetters.

Da mesma forma que as autoridades, os trendsetters dominam um determinado assunto. No entanto, são mais voltados à defesa de algum ponto de vista, no sentido de auxiliar e defender interesses sociais.

Por isso, esse tipo de influenciador é ideal para divulgar uma marca que tenha afinidade com as suas causas e valores.

5 – Jornalista

Os jornalistas também podem ser grandes influenciadores digitais. No entanto, o seu alcance e relevância dependerá do seu engajamento e domínio de determinado assunto.

Um bom exemplo é o jornalista de Economia Ricardo Amorim. Em 2015, ele foi eleito pela Forbes como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil. No mesmo ano, o LinkedIn o considerou o maior influenciador da rede social.

6 – Influenciadores locais

Por fim, os influenciadores locais falam para um público mais restrito. No entanto, o seu conteúdo possui relevância pois os seguidores confiam muito em suas indicações.

Esses são os influenciadores que falam para uma determinada região. Um exemplo são Giovana Ramirez e Jennifer Kevellyn, que trabalham em conteúdos do ABC Paulista (@euamoabc).

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