Você conhece as funcionalidades de um sistema contábil?

Ter um sistema de contabilidade não é um luxo. Ou você acha que é eficaz registrar receitas e despesas e relatar com papel e caneta? Isso sem falar no suporte da tecnologia para análise da informação e tomada de decisão dos negócios. 

É inegável que, se você quer sobreviver e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, esse é um grande diferencial. Por todas essas razões, um bom software de contabilidade é a chave para o sucesso de qualquer empresa. 

Neste artigo, explicaremos como ele funciona e apontaremos dicas que o ajudarão a decidir pelo melhor sistema. Fique ligado!

O que é um sistema contábil?

Um sistema de contabilidade é um programa que pode ser instalado em dispositivos móveis, como computadores, laptops ou telefones celulares e tablets para armazenar e organizar dados contábeis. 

Ou seja, o software coleta e classifica um número significativo de empresas, facilita processos e simplifica a tomada de decisões. Por essa razão, registrar informações comerciais é muito mais simples e seguro. 

Isso possibilita a obtenção de melhores resultados em relatórios, gráficos e notas contábeis empresariais. Esse sistema pode ser independente de outros sistemas ou pode ser acoplado ao ERP (Enterprise Resource Planning) para gestão empresarial. 

Sabendo o que é um software de contabilidade, vamos dar uma olhada em suas funções!

Para que servem os sistemas contábeis?

A principal função do sistema contábil é registrar e armazenar os dados contábeis importantes da organização com base nas receitas e despesas que constituem o fluxo de caixa. 

Portanto, você deve inserir um número real e correto para garantir que o resultado esteja correto. Além disso, o software simplifica o preenchimento de formulários e documentos obrigatórios como extratos contábeis e balancetes.

Portanto, outra característica importante do plano é tornar os procedimentos burocráticos mais rápidos e precisos, permitindo que os gestores tenham foco nas operações da empresa.

Quais as vantagens dos softwares contábeis para a sua empresa?

Existem muitas vantagens em usar um sistema de contabilidade. Vamos dar uma olhada em alguns dos seguintes: 

  • armazenamento na nuvem; 
  • melhor controle de suas obrigações; 
  • praticidade e agilidade do processo; 
  • integração de tarefas;
  • controle de qualidade; 
  • tarefas fáceis de realizar; 
  • seus dados estão mais seguros; 
  • melhora o relacionamento com os clientes; 
  • garante maior produtividade; 
  • você pode acessar o sistema de qualquer lugar; 
  • serviço de baixo custo. 

Você pode verificar muitas vantagens no seu trabalho diário ao utilizar um sistema qualificado e com muitas raízes no mercado contábil que forneçam relatórios precisos e direcionados aos objetivos da sua empresa. 

Finalidades de um sistema contábil

O objetivo básico da Contabilidade é acompanhar as atividades desenvolvidas pela empresa no sentido básico de controlar o patrimônio, a partir da preparação e comparação dos resultados obtidos entre os períodos. 

A contabilidade registra de forma metódica e ordenada a condução dos negócios  e verifica sistematicamente os resultados obtidos. Ele deve identificar, classificar e registrar as atividades da entidade e  todos os eventos que  afetam a posição econômica, financeira e a fortuna da entidade de qualquer forma. 

Com esse acúmulo de dados convenientemente classificados, os contadores buscam fazer uma apresentação histórica ordenada das atividades da empresa, interpretar os resultados e, por meio de relatórios, gerar informações  precisas para atender às diferentes necessidades. 

Os objetivos primordiais da Contabilidade incluem orientar o conselho de administração das empresas no desempenho de suas funções. Portanto, a contabilidade é o controle e o planejamento de  qualquer entidade socioeconômica.

  • Controle: a gestão, por meio de informações contábeis, por meio de relatórios, pode confirmar, na medida do possível,  que a organização está agindo de acordo com os planos e políticas definidos.  
  • Planejamento: a informação contábil, principalmente no que se refere ao estabelecimento de padrões e à relação entre planos contábeis e orçamentos, é útil nas atividades de planejamento, ou seja, no processo de decisão sobre os rumos a serem adotados para o futuro.   

Todas as investigações de informações administrativas e gerenciais devem ser realizadas com base na contabilidade. As declarações baseadas em informações  não disponíveis nos livros de contabilidade são puramente especulativas, não refletem os fatos da empresa, são inconsistentes, não suportam a contabilidade, não podem ser utilizadas como evidência contábil e são incorretas. 

Somente os dados são obtidos a partir de registros contábeis confiáveis tanto para fins comerciais, fiscais e civis e principalmente para decisões judiciais.

Afinal, o que é o objetivo de um sistema contábil? 

Essas são informações sobre contas a pagar e a receber, patrimônio líquido, etc., e a partir delas pode-se gerar relatórios contábeis,  como balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, demonstração do lucro ou prejuízo acumulado e demonstração da fonte e do uso.

Para além dos dados não evidenciados nas demonstrações financeiras, tais como taxas de juros, a taxa de depreciação dos ativos fixos que acabará por figurar nas notas, fazem parte das contas das empresas.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 60% das empresas fecham com menos de 5 anos de funcionamento. Isso ocorre por dois motivos principais: falta de planejamento e falta ou ineficácia na gestão financeira. 

A gestão financeira é muito importante para que uma empresa possa se destacar no mercado e operar sempre de acordo com as exigências da lei e da Receita Federal. Caso contrário, o risco de desligamento ou sanção é grande. 

O departamento  de contabilidade pode dar ao seu negócio a precisão e agilidade exigidas, com segurança e controle de gestão. Garante a segurança da informação e traz benefícios para a realização de um bom plano de negócios que reduza custos, analise todos os seus ativos e mantenha suas contas em dia.

ATENDIMENTO
(21) 3433 7949
WHATSAPP
(21) 97666 2098
E-MAIL
clique aqui
Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.